domingo, 28 de março de 2010

Receitinhas de final de semana II...

Risoto de camarão com aspargos:
Essa receita todo mundo por aqui adora também... e é fácil de fazer!
Final de semana, fui cozinhar, nutrir a família... tem coisa melhor? Todo mundo feliz, saudável... beleza!
Eu adoro cozinhar quando tenho vontade, quando estou bem, inspirada... ai a alquimia culinária flui perfeitamente...
Cozinha pra mim é uma arte, criar, experimentar, é sagrado... todos os sentidos envolvidos... o som, a música, cheiros, temperos, cores, sabores, texturas... tão lúdico, tão divertido, especial...
Prefiro sempre ingredientes frescos... frutas, verduras... no caso dessa receita camarões...
Essa receita foi pra agradar o marido, idéia e pedido dele, jantarzinho especial, momentinhos especiais...
Então ai vai a receita: (essa foi pra 2 pessoas, serve no máximo 3! mas o bom dessas receitas de risoto é que é só aumentar as quantidades, as proporções que sempre fica bom não tem muito segredo não)
250g de arroz Arbório, Vianole Nano ou Carnaroli (eu prefiro pouco arroz e mais "recheio" mas se quiser dá pra colocar 300g de arroz tranquilamente!)
100ml de vinho branco seco
1 cebola média bem picadinha
aprox 100ml azeite de oliva (um tanto para refogar as 2x - 50ml para cada)
500g de camarão fresco, limpo (eu costumo tirar aquela tripinha pretinha horrorosa das costas do camarão...eca!)
1 alho poró cortado ao meio e em rodelas bem fininhas (normalmente só a parte branca, mas uso um pouco da parte verde qdo o alho poró está bem bonito e fresquinho!)
aprox 8 a 10 aspargos verdes frescos cortados e 4 ou 5 partes
1 litro de caldo de camarão (prefiro usar a casca e a cabeça do camarão qdo ele está bem fresquinho ou caldo maggi ou knor de camarão também fica bom)
sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto
50g de manteiga
1 pacote de quijo parmesão
(se quiser pode usar 1/2 pimentão vermelho bem picadinho  pra ficar mais bonito o colorido.)

Suar a cebola em metade do azeite de oliva (a cebola não deve dourar). Junte o arroz, vá mexendo e faça com que todos os seus grãos sejam untados pela cebola e o azeite, assim que isso acontecer, coloque o vinho branco e deixe reduzir. A medida que o líquido da panela vai sendo absorvido pelo arroz, vá incorporando o caldo, sempre aos poucos (de concha em concha) e mexa sempre!
Em outra panela, aqueça o restante do azeite e refogue o alho poró, o aspargo, (se quiser colocar o pimentão vermelho), vá misturando por uns 2 min. só para incorporar o azeite aos vegetais e refogar levemente... acrescente os camarões limpos (sem nenhum líquido - eu, assim que limpo, coloco em uma peneira grande para toda agua do camarão escorrer) e deixe refogar até eles ficarem rosados (aprox. 5 a 7 min.) Reserve.
Um pouco antes do ponto do arroz desejado, junte o refogado do camarão, incorpore a manteiga (deixe derreter), o parmesão e o cheiro verde. Sirva imediatamente! (caso contrário pode ficar com aspecto empapado).
(O tamanho e a função das panelas são bem importentes na hora de cozinhar, facilita muito... para o risoto uma frigideira bem grande larga e rasa, para refogar a frigideira pode ser menor, mas não muito pequena... alias panela pequena para mim é o terror! Aqui eu usei uma woki mas não é a ideal - minha panela ideal ficou na praia:P)

Ah... a entrada foi ciabatta com queijo brie, figo no forno (temperadinhos com um pitada de açucar, 1/2 pitadinha de sal, um fio de azeite de oliva e 1col de sopa de licor de amendoas só para perfumar) e ovas de capelin (preta ou vermelha).
Espumante rosé brut...trés chic!
olha, se combina ou não... nem sei... para nós a harmonização foi perfeita! (Ainda coloquei uma pequena quantidade de suco de romã e suas sementinhas no espumante...ficou tão bom!)


Essa receita não tem no livro da Nigella, que é fantástico, mas é minha inspiração pra quase todos os pratos que faço!




Um comentário:

Rosana disse...

Humm, deu água na boca!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails