quinta-feira, 18 de março de 2010

Açorda de Bacalhau...delícia!




Ah...essa eu fiz e ficou uma delícia..
Inspirada na revista Casa e Comida deste mês, que traz além de lindas imagens ótimas receitas e algumas idéias para a Páscoa...bem legal!
Ficou muuuuito bom, uma receitinha fácil, boa de dividir com amigos num jantarzinho divertido, leve...
por aqui recebemos meu cunhado-irmão, uma graça, filho da Graça, conversa fluindo fácil, polemiKas - como não poderiam deixar de ser... enfim...companhia agradável, conversa agradável, comidinhas mais que agradáveis...
O prato chama-se Açorda de Bacalhau, uma breve explicação:
"A açorda é um prato de origem caseira, tradicional do Alentejo. Basicamente, a açorda é uma papa de pão duro à qual se juntam os ingredientes que quisermos como: bacalhau ,camarão, peixe, carne de porco, etc. Em tempos passados os bebes depois de deixarem de mamar começavam a comer uma papa feita de pão e leite ou uma açorda ralinha feita com pão e água, 1 dente de alho, uma gema de ovo e um pouquinho de sal e azeite. Quando a açorda fica sem líquido e bastante seca os alentejanos chamam-lhe migas."
Como sempre, dei uma adaptada na receita original, então essa foi a receita que eu fiz:
  • aprox. 1kg de bacalhau dessalgado
  • 100ml de azeite de oliva
  • 2 tomates pecados em cubo sem pele
  • 2 cebolas bem picadinhas
  • 2 dentes de alho amassados
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 unidades de pão ciabatta
Cozinhe o bacalhau em agua fervente por 20min, depois tire toda pele e espinhas,
Refogue no azeite o alho, a cebola e o tomate, depois junte o bacalhau desfiando lascas grandes,
Corte o pão Ciabatta em fatias finas e ajeite ao redor de uma travessa, coloque o refogado de bacalhau no centro, regue com bastante azeite de oliva, por cima corte lascas (raladas) de queijo tipo grana e leve ao forno (baixo) por aprox. 20 min.
Fica uma delicia para comer com as mãos mesmo tirando as fatias de ciabatta e cobrindo com mais bacalhau e azeite...hummmm...
O chefe da casa, também contribuiu com uma "saladinha" de bacalhau de entrada:
cebola roxa picadinha, pimentão vermelho, verde e amarelo bem picadinho também, lascas de bacalhau bem desfiadinhas, tempero verde (salsa, cebolinha fininha ), ovos cozidos, azeitonas, bastante azeite de oliva... dá pra colocar batatas cozidas em cubinhos também, mas como comemos com pão italiano, dessa vez a batata ficou de fora! Uma delicia para comer enquanto o "prato quente" fica no forno... cervejinhas, espumantes...delicia não?!




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails