sexta-feira, 26 de abril de 2013

San Gimignano...

A passagem por aqui foi rápida e inesquecível...

 

 Basta um breve passeio pelo centro histórico da cidade para entender por que San Gimignano é considerada um tesouro artístico e arquitetônico, conquistando assim o título de patrimônio da Unesco.



As praças e as lojas da cidade merecem visita. A chamada praça da cisterna, bem no centro de San Gimignano, poderia facilmente ser um set cinematográfico por sua perfeição, romantismo e ar medieval. Enquanto a praça com o Duomo ainda é o centro político e religioso da cidade, a Piazza della Cisterna, com o seu poço projetado em 1287, é o principal ponto de encontro de turistas e moradores. Ali, muitos visitantes costumam jogar moedas, repetindo a tradição da Fontana di Trevi, em Roma, e fazer uma pausa para um sorvete italiano ou um café expresso.

Na mesma praça encontra-se uma premiada "gelateria" italiana que, a qualquer hora do dia, é facilmente reconhecível por uma enorme fila de clientes.


Ainda no centro histórico, um passeio pelas lojas de artesanato e especialidades gastronômicas é algo que vale muito ser feito. Peças de couro, cerâmica e madeira, finos artigos de papelaria, vinhos, azeites, açafrão, o macarrão tipo "pici", mais largo que o spaghetti, são algumas das especialidades locais.



 Fantástica cidadezinha medieval... Conservadíssima, ainda hoje é cercada por seus muros. De longe, para quem chega, vê-se edifícios altos, parecendo uma cidade moderna, mas na realidade são torres, usadas na fortificação, para a defesa do local. Suas torres altas e marcantes na paisagem antiga,  deram origem do apelido “Manhattan da Idade Média”.
 Ao mesmo tempo, a população competia criando tecidos coloridos e enormes, que eram estendidos nas torres, ganhando os maiores e mais coloridos. Visitar San Gimignano é entrar numa máquina do tempo e estar num castelo medieval.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails