quarta-feira, 24 de março de 2010

Sobre Vida e Renovação...


Relembrando e Refletindo... me lembrei deste texto, foi em uma época onde estava bem ligada na cultura indígena americana, fiz uns workshops, montei meu totem... lindo isso né? Meu totem, meus animais de poder...
Cada um tem os seus, estão aí... escondidos internamente, saem as vezes sutilmente, as vezes agressivamente... as vezes até hibernam,  é só saber escutar, enxergar, sentir... Na época comprei uns livros :  "Cartas Xamânicas" e "As Cartas do Caminho Sagrados"... tão intuitivos, mágicos, místicos... ainda tiro as cartas vez ou outra... sempre com mensagens coerentes e poderosas...
Bom... depois de um tempo me falaram que esse texto é falso, que as aguias não se comportam bem assim... que é lenda... e eu penso: e daí? Lenda não é lindo? Não cumpre o seu papel ? Não passa sua mensagem? O que seria de um povo sem lendas? Sem estórias para contar...?
 Acho a imagem da águia linda... forte, livre, linda, poderosa...
Então ai vai o texto, mesmo que não verdadeiro continua lindo!

"A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie ela chega a viver 70 anos. Mas, para conseguir chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.
Quando atinge os 40 anos, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar as suas presas das quais costuma se alimentar. O bico, alongado e pontiagudo, se curva.
Suas asas envelhecidas e pesadas estão apontando contra o peito, em função da grossura das penas, e voar já é muito difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cerca de 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha, e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde não haja a necessite de voar.
Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um forte e renovado bico, com o qual irá depois arrancar todas as suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar então as velhas penas.
E só após esses longos e dolorosos cinco meses é que ela sai para o famoso vôo de renovação, e, para viver mais 30 anos."

Quantas vezes em nossa vida precisamos nos resguardar, nos proteger por algum tempo para elaborar questões pessoais e iniciar um processo de renovação interna...
Para poder continuar voando, sonhando, correndo, vivendo, muitas vezes precisamos questionar valores, crenças, padrões, modelos, para o bem e para o mal, pelo amor e pela dor...
Assim o peso do passado torna-se mais leve, enxerga-se uma nova possibilidade, uma nova saída, uma nova história a ser contada, um novo presente, uma novo futuro... Novas Narrativas !!!!

Ok...ok...essa semana estou em processo de recuperação e muita reflexão... então... paciência!!






Um comentário:

Unknown disse...

Olá, procurando umas imagens no google pra fazer uma tattoo e vi esse totem do seu blog, a imagem estar em 340x563, então queria lhe pedir por favor se for posível vc me enviar ela em tamanho maior, pois vou fazer nas costas e aí quando o tatuador for imprimir em tamanho maior vai embasar, desde já agradeço sua resposta.

Gleidson dos Santos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails