domingo, 20 de junho de 2010

Avignon e região... mais descobertas na Provance...


Avignon também é uma cidade muito bonita, carregada de história e na minha opinião pessoal, carregada de emoção também...
Habitada desde o tempo dos Celtas, é famosa por se ter convertido na residência dos Papas em 1309 até 1791, quando foi incorporada ao resto de França durante a Revolução Francesa, (sete Papas  lá residiram entre 1309 e 1377). As muralhas da cidade (impressionantes devo dizer...), em bom estado de conservação, foram construídas pelos Papas imediatamente a seguir da mudança de residência para este lugar. O palácio papal, Palais des Papes, é um enorme edifício gótico com muros de 5 a 5,5 m de espessura, que foi construído entre 1335 e 1364. Depois de regressar a Roma a corte papal, foi utilizado como quartel e actualmente é um rico e muito visitado museu.
Durante a Revolução Francesa, foi saqueado pelas forças revolucionárias. Em 1791, tornou-se no local de um massacre de contra-revolucionários, cujos corpos foram atirados para a Torre das Latrinas (Tour des Latrines), localizada na parte velha do palácio.
O Palácio foi depois tomado por Napoleão e utilizado como quartel e prisão. Durante a Terceira República Francesa, muitas das obras de arte e afrescos foram destruídos ou cobertos. Em 1906, tornou-se num museu nacional e permanece em constante restauro, mas aberto ao público.
Outro ponto de interesse em Avinhão é a ponte sobre o rio Ródano, da qual só restam quatro arcos dos 22 que inicialmente tinha. A ponte, famosa por uma canção infantil francesa (Sur le pont d'Avignon) foi construída entre 1171 e 1185, com sucessivas reconstruções. Finalmente, depois de uma forte enchente do Ródano em 1660, a ponte ficou nas condições que apresenta actualmente. A cidade é palco anual de um importante festival de teatro, realizado desde 1947.
Deixei Avignon muito emocionada... a muralha que cerca a cidade, o palácio são de uma imponência que me gerou estranhamento... não é uma cidade leve e alegre como Aix... é pesada de uma atmosfera quase intimidadora... muito estranho... Cheguei tão mobilizada no Hotel a noite que fui "estudar" um pouco sobre as coisas que tinha visto e buscar alguma explicação para a as sensações que tive... por isso posto aqui o que me chamou atenção... vale conhecer, mas da próxima vez darei mais atenção a Arles (uma das cidades mais importantes do Império Romano, ainda mantém uma arena linda desta época), St Remy-de-Provance (cidade natal de Nostradamus... acredita? a cidade que "o" cara nasceu...), Les Baux-de-Provance e até Camargue...                                                            
a entrada do Palais des Papas... gótico, medieval, quase assustador...

a vista lá de cima, com a ponte bem ao fundo (a esq.)...
                                                      

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails