domingo, 29 de maio de 2011

Escolhendo uma boa câmera:

Bom, continuando as informações sobre fotografia, outra questão que acho importante é descobrir qual tipo de camêra e lente fazem parte do seu estilo fotográfico...
Eu, particularmente gosto muito de fotografar e procuro ter sempre um equipamento que cubra todas as situações possíveis ( Retartos, Paisagens, Macros, grande angular, super zoom, etc...). Explico a seguir:

Muitas das vezes, as câmeras digitais na sua base são muito parecidas (Cannon e Nikon são rivais e eu gosto muito das 2! mal de  psicóloga sistêmica talvez, fazer o quê? ). São poucos detalhes que fazem a diferença e isso exige pesquisa específica, para isso recomendo fóruns e sites (esse tenho como o melhor pra mim: dpreview ). Por isso, novamente falo sobre este tema : pense e observe seu estilo fotográfico, para que e como usará seu equipamento? qual finalidade principal?

Defina seu estilo fotográfico:
Qual tipo de fotografia chama sua atenção? O que você acha bonito em uma foto? Pense nisso por um tempo, faça testes com equipamentos que você já tem, o que te frustra? Qual recurso você sente falta?
Antes de começar, (novamente repito...) escolha o seu tipo de fotografia. Posto a seguir diversos tipos de fotografias, descubra qual mais se identifica com seu estilo.
É claro que você ( assim como eu), pode escolher mais um ou dois ou vários estilos, mas pense que (infelizmente) na realidade você não irá utilizar todos. Assim, conseguirá ter uma noção para o que pretende a sua câmara fotográfica. No final poderá associar o seu tipo de fotografia ao tipo de câmera fotográfica mais adequada para você.

Esportes, Movimento, Ação: (Eu Amo!!!):

Se você tem: crianças que gosta de fotografar, animais, se gosta de um determinado esporte, corridas de automóveis, surf, ou qualquer coisa que não se mantenha estática, então este pode ser o seu tipo de fotografia. Novamente, você pode até gosar de fotografias assim mas realmente irá fotografar isto? Pense bem!






Retratos: (também amooo...):
Se gosta de fotografar pessoas, retratos, expressões, captar a emoção de um olhar, então este será certamente o seu estilo dominante de fotografia...










Paisagem:

Se gosta de fotografar belas paisagens; se não gosta de interagir com pessoas para fotografar, a beleza da paisagem poderá ser o grande foco da sua fotografia.








Macro:
Se prefere fotografar detalhes, se gosta de ver aproximado as fotografias de peças de arte dos museus que visitou nas férias, se gosta de fotografar insetos, plantas, comida, a fotografia macro é a sua fotografia.









Fotografias noturnas ou com pouca iluminação:
Se pretende fotografar em ambientes interiores ou exteriores com luz mais difusa, brincar com o "timer" de sua câmera e com possibilidades de iluminação iluminação, este poderá também fazer parte do seu gosto fotográfico...






Viagens:
Se gosta de viajar e transportar a sua câmera fotográfica consigo para todo o lado, então terá de considerar adquirir uma câmera leve e de pequenas dimensões, porque andar horas com uma câmera às costas pode ser muito cansativo, e realmente é! Confesso que por muitas vezes considerar levar todo meu equipamento me dá uma preguiça danada, por isso sempre tenho uma boa opção de câmera mais compacta mas com boas opções e recursos...

a mochila é indispensável, existem várias opções com espaços internos para cartão de memória extra, bateria extra, carregadores, lentes, etc...


atenção ao "mochilão" sempre presente... as vezes é realmente cansativo...


minha dica se você é um amante da fotografia é ter sempre 2 opções de câmeras, nesta foto usamos a minha "pequeninha", minha DSLR  estava ali presente pra não perder detalhes importantes...



Festas e Fotos Família:
Se sua principal intenção é fotografar momentos familiares, festas de aniversário,  jantares com amigos, o dia de Natal, seu bichinho de estimação, o seu bebê, terá boas opções de escolha desde as mais compactas até camêras DSLR, sua escolha irá depender do quanto pretente gastar em seu equipamento.








Momentos:
Se pretende organizar saídas fotográficas com amigos, captar momentos instantâneos, se gosta de esperar por aquele momento especial que sente que vai captar como ninguém, saiba que a velocidade é essencial  para conseguir reagir a tempo e captar a fotografia desejada. Nesse caso procure câmeras que ofereçam este tipo de opção, eu particlarmente prefiro as DSLR para isto, não tem erro, aí é só optar por lentes (long range) que possibilitem zoom variado.









Fotografias em estúdio:
A fotografia de estúdio quer seja de objetos ou pessoas, é bem preparada, encenada, tudo pensado ao mínimo detalhe, e se é o que pretende fazer, deverá considerar adicionalmente a iluminação correta para o fazer, e não só apenas a câmara fotográfica, cursos e uma boa formação são bem importantes!







Aprenda os termos técnicos!
Para conseguir pesquisar uma câmera fotográfica, é necessário aprender os termos técnicos que a acompanham, para saber que características procurar e como conseguir comparar as câmaras e selecionar  de acordo com o objetivo que pretende.

Câmara Digital DSLR
As câmeras fotográficas compactas ainda são as mais  comuns, mas as câmaras digitais SLR tornaram-se mais acessíveis (com preços possíveis!), deixando de ser exclusivas dos profissionais.Eu recomendo para quem ama fotografia, ou quem quer fotografar cada vez mais e melhor, pense em comprar uma câmara destas em vez de uma compacta.

Uma câmera DSLR significa Digital Single Lens Reflex (Câmara Reflex Monobjetiva Digital). Com este tipo de câmera fotográfica pode mudar a lente de acordo com o tipo de fotografia que pretende obter. Tem sensores muito maiores que produzem fotografias de alta qualidade, tem também a capacidade de fotografar instantaneamente quase sem delay e também pode obter uma fotografia exatamente igual ao que a lente vê. A maioria das DSLRs também possui uma função que permite uma pré-visualização precisa da profundidade de campo. Uma câmera DSLR pode tirar fotografias diversas, sendo muito mais versátil que uma câmera compacta.

considero este tipo de câmera uma boa opção pois oferece recursos entre uma câmera muito compacta e as DSLR, outra dica: explore os recursos de sua câmera, seja ela qual for!
Anatomia e funcionamento de uma câmara digital SLR:
A câmera fotográfica reflex tem um sistema de captação de imagem distinto de uma câmera compacta, e quase que se pode dizer que o que se vê pelo visor da câmara é o que se obtém.
Para obter uma fotografia, a câmera DSLR deixa que o visor utilize o sistema ótico principal: a luz que entra na câmera é refletida num espelho, que por si a reflete numa tela de focagem; a luz passa pela tela de focagem e entra num bloco de vidro chamado um pentaprisma; por fim reflete a imagem para que a possa ver no visor.
Quando tira uma fotografia, o espelho inclina para cima e o obturador abre, expondo o sensor a uma determinada quantidade de luz.
Assim sendo, para compor uma fotografia basta olhar pelo visor, compor e focar a imagem ajustando o focus.
No entanto, o que se vê pelo visor do pentaprisma nem sempre é exatamente o que se obtém. Assim, antes de comprar a câmera fotográfica deve informar-se acerca da cobertura e da luminosidade. Muitos dos visores das câmeras DSLR apenas mostram 95% da imagem (fator crop) que é captada pelo sensor (cobertura); no entanto, isto não é extremamente importante.
Os visores também variam na luminosidade, e quanto mais luminosidade tiverem, mais fácil é de usar o focus manual, pois mais facilmente se aperceberá de todos os detalhes do que está a ver.  



Lentes:
Uma das grandes características de uma câmera digital é ter  lentes intercambiáveis  para mudar de acordo com o tipo de fotografia e condições disponíveis para obter uma fotografia. Não caia no erro de pensar que a capacidade de tirar fotografias depende exclusivamente da câmera, grande parte da fotografia depende do tipo de lente usada. A lente tem uma grande importância na cor da fotografia, no contraste, na claridade, e na perspetiva.  Assim, você deve adequar o tipo de fotografia que pretende, como retrato, paisagem, etc., ao tipo de lentes, não é razoável pensar que vai ter de comprar todo o tipo de lentes para fotografar todo o tipo de situações, existem lentaes ajustáeis para variadas situações (por isso consulte os fóruns específicos!). Uma das grandes vantagens de uma câmara digital SLR é o facto de poder ir mudando as lentes e não ter de mudar a câmara.

O que saber acerca dos termos fotográficos:
Megapixeis: quantos mais megapixéis uma câmara tiver, mais detalhe obterá e mais conseguirá ampliar a imagem.
ISO: o ISO é fundamental para conseguir fotografar com pouca luz e sem o uso do flash. Porém, quanto mais alto colocar o ISO, menor a qualidade da imagem, ou seja, a imagem fica com mais grão (granulada, ruído).
Live view (LCD): o sistema live view permite fazer a composição da fotografia usando o LCD da câmara em vez do visor.
Controlo do pó/poeira: se verificar que aparecem pequenos pontos negros na fotografia, isso pode ser pó que está pousado na lente. Os sistemas de controlo de poeira tentam prevenir e eliminar este problema.
Estabilizador da imagem: existem dois tipos de estabilizador: o da câmara e o da lente. O estabilizador da imagem ajuda a imagem a não ficar desfocada devido ao movimento.
Autofocus: o sistema de auto-focagem pode ter de 3 a 9 pontos focais. Mas mais importante do que o número de pontos focais é a precisão do sistema.
Faixa dinâmica (alcance dinâmico): como uma câmara não consegue captar os detalhes de uma cena - com um grande contraste - da mesma forma que um olho humano, quanto mais alta a faixa dinâmica (HDR), maior a possibilidade de obter um bom contraste. Uma alta faixa dinâmica capta mais contraste do que uma exposição única, combinando os melhores detalhes de altas luzes de uma foto e o melhor detalhe da sombra.
Factor Crop ou Cobertura do Sensor: a maior parte das vezes a imagem que se vê no visor é apenas 95% da fotografia total. O sensor digital da câmara é mais pequeno do que uma película de filme 35 mm, por isso, apenas uma parte da imagem que passa pela lente é capturada.
Disparo contínuo (Continuous Mode): a drive de velocidade permite tirar diversas fotografias em disparo contínuo numa rápida sucessão. Usualmente são X frames por segundo (fps), ou disparos por segundo. No geral, quanto maior a velocidade, melhor.
JPG e RAW: o formato JPG é o mais fácil de usar, permite fotografar mais quantidade de fotografias, sendo mais fáceis de enviar, visualizar; o formato RAW é melhor para trabalhar posteriormente a fotografia.
Buffer (Memória Intermédia): depois de captada, a imagem é transferida para um armazenamento temporário (memória intermédia) chamada memória buffer. O tamanho da memória intermédia é importante, pois diz quantas imagens podem ser obtidas em sucessão. Se a câmara tiver uma memória intermédia pequena terá de esperar um pouco mais até poder tirar mais uma série de fotografias
Formato: inicialmente a maioria dos fotogramas era quadrado, ou seja, 1:1, atualmente o formato mais comum é de 16:9. Existem formatos mais adequados para determinadas fotografias. Uma paisagem, por exemplo, costuma exigir formatos como o 16:9. Para um retrato, é preferível formatos quadrados como o 1:1 ou o 3:4.

O que procurar numa câmara digital SLR de acordo com o estilo fotográfico:

Esportes, Ação, Movimento:

  • Velocidade alta de disparo contínuo
  • Grande memória intermédia
  • Multi-pontos focais rápidos

Retrato:

  • Estabilizador de imagem
  • Live view (LCD)
  • Bom controlo de cor de tons de pele

Paisagem:

  • Estabilizador de imagem
  • Formato dinâmico
  • Alcance dinâmico alargado
  • Controlo de poeiras
  • Controlo de cor – especialmente os verdes

Macro:

  • Estabilizador de imagem
  • Live view (LCD)
  • Lente macro

Noturnas:

  • Estabilizador de imagem
  • ISO alto com baixo ruído
  • Redução de ruído para uma velocidade de obturação lenta
  • Controlo remoto

Viagens:

  • Estabilizador de imagem
  • Pequena dimensão e leveza
  • Alcance dinâmico alargado

Festas e fotos familiares:

  • Estabilizador de imagem
  • ISO alto com baixo ruído
  • Opção de flash externo

Momentos:

  • Multi-pontos focais autofocus rápidos

Fotografia de estúdio:

  • Live view (LCD)
  • Compatibilidade com acessórios de iluminação

Como comparar:

Para comprar uma câmra: inicie a pesquisa, defina um estilo e um tipo de câmera, selecione um modelo e compare com outros.
Preço: o preço usualmente é um fator determinante na compra de uma câmera fotográfica, por isso pode a partir desta premissa excluir à partida algumas opções.
Megapixéis: hoje em dia as câmaras fotográficas vêm com píxeis suficientes para obter formatos ou crops bastantes bons, mas se pretender fazer tamanhos publicitários como outdoors, o ideal é optar por uma câmara com um grande nível de megapixéis.
O que os outros dizem acerca da câmera é muito importante, por isso verifique os fóruns em sites da especialidade ou por exemplo na Amazon.
Tamanho e peso: se não pretende uma câmera muito pesada, ou pretende usá-la em viagens, opte por uma câmera pequena e leve, com boas revisões em fóruns e sites especializados.
Características: muitas câmeras vêm com características como a possibilidade de filmarem em HD, se para você este tipo de extra é imporante, então terá de procurar por eles.
Para começar, basicamente isto é tudo que tem de saber para iniciar a demanda pela sua câmara digital SLR. Não procure a melhor, porque a melhor câmara digital é um conceito relativo, procure a melhor para você, porque cada um sabe das suas necessidades, por isso, pense bem em como onde e quando pensa em usar a sua câmera depois disso, comece a sua pesquisa e comparação, e por fim, boas fotografias!

outra dica de site: photographyblog.com
(baseado na postagem do site O Meu Olhar  )

Um comentário:

Grasi disse...

Manuela,
tô adorando tuas dicas... enho aprendido bastante:)
Bjão e um domingo super iluminado:)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails