sábado, 21 de maio de 2011

Dicas de Fotografia...


Muitas pessoas me perguntam sobre dicas de fotografia e como escolher um bom equipamento fotográfico, posto aqui algumas dicas do site O Meu Olhar, achei prático e bem resumido. Sempre respondo que primeiro a pessoa precisa conhecer que tipo de fotos precisa ou gosta de fazer, talvez porque eu funcione muito no prazer e não consigo tirar o foco disto, mas acho que é um bom começo para uma reflexão sobre o equipamento a ser adquirido...
então lá vai:

Definindo suas necessidades:
  1. Pense: qual é o seu principal objetivo?  Porque necessita de uma câmera fotográfica? Se só necessita dela para ocasionalmente tirar uma foto ou para as férias, então um modelo mais barato é capaz de ser o ideal. 
  2. Quantas vezes espera utilizar a câmera? Quanto mais a utilizar, mais provável que precise de uma com melhores características.
  3.  Quanto deseja gastar? Esta é uma boa maneira de medir a qualidade da câmera fotográfica que irá comprar. Não tenha medo de ir um pouco além para obter uma câmera fotográfica que dure por muito tempo.
Analógica ou Dgital? Para quem não tem idéia das diferenças:

 Câmera fotográfica analógica (câmera com filme): A principal vantagem da analógica comparativamente com a digital é a qualidade da fotografia. Nunca irá ter uma foto granulosa, mas irá gastar mais em rolos de filme e na revelação.

Câmera fotográfica digital: A principal vantagem das câmeras fotográficas digitais é a capacidade de imediatamente ver a foto que tirou. Isto leva a que não se gaste dinheiro em fotografias indesejadas. Também pode imprimir e editar qualquer foto que deseje. Hoje em dia você pode ir à qualquer site especializado e fazer upload das suas imagens, que eles enviar-lhe-ão as impressões por um custo muito competitivo. Esta é a melhor escolha se for um amador ou um fotógrafo não muito exigente.

Point and Shoot (Aponte e Dispare) ou SLR (Single Lens Reflex):

Antes de mais, qual é a diferença entre SLR e Point and Shoot? Bem, “Point and Shoot” é isso mesmo, aponte a câmera fotográfica ao que pretende fotografar faça zoom in/out, dedo no botão e pronto tire a fotografia!!!



Por outro lado uma câmera SLR, é a que os fotógrafos usam, com várias opções de enormes e fantásticas lentes. Com esta câmera você precisa conhecer e  ajustar a velocidade de abertura , tempo de exposição, foco da câmera, etc...



Novamente, conheça suas necessidades. A sua necessidade enquadra-se no que a SLR tem para oferecer? A não ser que esteja verdadeiramente interessado em fotografia, o mais provável é que não necessite da SLR.

Há SLR para os formatos digitais e analógicos. Mas com a digital, combina o “Point and Shoot” e SLR. Essencialmente uma câmera que consegue tirar fotos automáticas mas também permite experimentar com os ajustes.

Se não tem a certeza quanto a tornar a fotografia o seu passatempo, compre uma Point and Shoot com opções avançadas. Não são tão caras como as SLR, mas permitem que experimente com diferentes ajustes.


Compare as máquinas

Visite uma loja de material fotográfico e peça para experimentar algumas câmeras. Com a digital pode tirar mesmo ali algumas fotos e ver se gostou.
    • É muito complicado?
    • Sinta o peso. É muito pesada para andar com ela nas férias?
    • Veja se a câmera é confortável nas suas mãos.
    • Tire notas ou peça um folheto para que não esqueça o que teve nas mãos
Leia na Internet os prós e os contras da câmera que experimentou. Existem fóruns ótimos sobre todo tipo de câmeras e lentes.

Dicas:

  • Pense no futuro. Se acha não irá tirar fotografias como passatempo, mas apenas apontar e disparar, não compre a mais cara câmera digital SLR
  • Não se esqueça de fazer muitas comparações. Existem inúmeros sites cheios de informação, críticas e relatos de utilizadores. Use isto como vantagem.
  • Não se esqueça dos acessórios. Uma bolsa de transporte é bastante útil para quando andar com a câmera para todo o lado.
  • Se escolher uma câmera digital, pergunte ao vendedor quantas fotos cabem no cartão de memória, se é muito ou pouco.
  • É mais barato comprar memória de 1 GB do que duas de 512MB’s. E é sempre bom ter um cartão de memória e uma bateria extras...
that's all folks... enjoy!

3 comentários:

Claudia disse...

Manoela querida! adorei as dicas, estou indo para a Provence e minha dúvidas estava sendo minha máquina...acho que vou pesquisar mais...bjs

Claudia Lamparelli disse...

Oi Manoela...
Nossa adorei o post,caiu como uma luva já que estou estudando a possibilidade de comprar uma outra máquina.
Escreva mais sobre fotografia e dicas que vou estar sempre por aqui...rss
Bjos
Claudia-Diva Tupiniquim

Jô Bibas disse...

Manuela,

Descobri teu blog através do da Claudia. Gostei muito. tenho sofrido com fotografias que faço para o meu blog, mas acho que estou aprendendo aos poucos.
Vou te visitar mais, com certeza!
Jô Bibas
www.arteamiga.wordpress.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails