sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

mais sobre Logoterapia...

Hoje deixo uma dica de livro: "Em busca de sentido" de Viktor E. Frankl - Editora Vozes



Conheci este livro através de uma paciente muito querida e muito reflexiva...
Uma leitura sensacional. Viktor Frankl foi professor de Neurologia e Psiquiatria na Universidade de Viena e também professor de Logoterapia na Universidade Internacional da Califórnia. É o fundador da Logoterapia.
Neste livro ele conta sua experiência como prisioneiro durante um longo tempo em campos de concentração nazistas, vivenciando e observando as mais cruéis situações vivenciadas por seres humanos e suas diferentes formas de encarar estas situações. Isto o levou a reflexão sobre o significado do sofrimento, sobre o significado da vida.  Frankl cita Nietzsche: "Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como ". Desta forma o leitor é levado à constante reflexão sobre a capacidade de "escolher a atitude pessoal que se assume diante de um determinado conjunto de circunstâncias."
Nossa vida é feita de escolhas e posturas frente as mais diversas situações, e desta forma nossa vida passa a ser configurada, então o quão consciente estamos diante dessas escolhas? O que buscamos e qual o sentido? A leitura deste livro convida à refletir sobre estas questões...
Frankl também fala sobre como, após essa vivência, desenvolveu a Logoterapia.
Mas o que é Logoterapia? De uma maneira simplificada seria uma forma de trabalhar terapêuticamente buscando confrontar o paciente com o sentido de sua vida e o reorientando para o mesmo. Quando nos tornamos conscientes deste sentido podemos superar muitas dificuldades.
O termo "logos"é uma palavra grega que significa "sentido" ou "razão", assim a Logoterapia concentra-se na busca pelo sentido da existência, e está é vista como a principal fonte motivadora no ser humano.
Nas palavras de Frankl, explicando a diferença (para um paciente) de sua linha de trabalho comparada a Psicanálise: "Durante a Psicanálise, o paciente precisa deitar-se em um sofá e contar coisas que, as vezes, são muito difíceis de contar, na Logoterapia o paciente pode ficar sentado normalmente, mas precisa ouvir certas coisas que, as vezes, são muito desagradáveis de se ouvir".
Desta forma, esta obra de Frankl, traz um grande testemunho sobre os horrores da segunda guerra, com uma visão psicológica refinada, e mostra-se ao mesmo tempo capaz de levar ainda hoje à reflexão sobre como pessoas que em situações aparentemente sem sentido e de imenso sofrimento, ficam abertas para os pequenos sinais de sentido perceptíveis no dia a dia, sinais estes que tornam possível vislumbrar o real sentido da vida, da existência humana.


Um comentário:

Cláudia disse...

Oi Manuela!
Passei por aqui para dizer que deixei um selo para ti lá no meu blog...bjs e boa semana Cláudia
http://claudiaroma.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails