sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Terapia Familiar...

A Terapia Familiar Sistêmica...é uma paixão antiga...uma forma de pensar que já faz parte de mim há mais de 10 anos...me faz tão bem...me traz tanta clareza...paz em momentos de caos...
Feliz o dia em que conheci a Telma e suas falas encantadoras... foi o canto da sereia aos meus ouvidos sedentos de conhecimentos e ao meu coração apaixonado pela psicologia e pelo ser humano - ser tão complexo!!!
Como estou no processo de construção do meu novo "ninho" terapeutico... é...estou montando um consultório MEU...meuzinho da silva... Divido aqui esse amor antigo, essa mágica escolha profissional que me traz tanta alegria, tantos questionamentos, tanto crescimento em cada leitura, em cada cliente, em cada detalhe de vida...
Assim que ele estiver prontinho posto fotos!!!!
ai ai ai... fotos...psicoterapia...psicofotógrafa...com um olhar sistêmico...que tal? tudo a ver...
oba...essa nova fase profissional promete!!!


A Terapia Familiar caracteriza-se por um processo construído pelo psicólogo (psicoterapeuta) e pela família.
Está indicada para situações em que se pretende uma mudança de funcionamento familiar (ainda que esta mudança não seja desejada de forma plena e consciente pela familia.)
Dessa maneira, normalmente, os pedidos de ajuda surgem na maioria dos casos sob uma enfoque individual, através de um elemento da família (muitas vezes uma criança ou adolescente) que expressa determinados  sintomas ou "problemas".
Para a terapia familiar, o sintoma nunca é visto como pertencente a apenas um elemento da família, mas como uma denúncia do mal-estar da família no seu todo, manifestando-se este mal-estar num dos seus elementos. (Por exemplo, um adolescente que apresenta comportamento agressivo ou depressivo pode estar expressando conflitos familiares implicitos; ou uma criança com problemas de comportamento na escola pode estar manifestando dificuldades na relação com os pais ou familiares).
Acreditando nisso, pode não ser suficiente intervir apenas com o elemento identificado na familia e sim intervir com toda a família. Dessa forma a decisão de dar início a um processo individual ou familiar é partilhada pelo terapeuta com a  família.
A terapia familiar acontece com uma sequência de sessões (normalmente semanais) que constituem grandes  experiências emocionais para a família com o objetivo de encontrar (com o auxilio e olhar clínico do terapeuta) novas formas mais ajustadas de relacionamento e de funcionamento familiar.
 É um processo de mudança compartilhado entre os membros da familia e o psicoterapeuta que busca a  passagem para um nível mais complexo, mais inteiro, mais claro de interação, comunicação e funcionamento das relações entre os membros da familia.



Também individualmente, a Terapia Sistêmica objetiva a busca de reflexões sobre novas possibilidades que permitam à pessoa atribuir um novo sentido a sua história de vida, uma nova forma de pensar a respeito das situações, uma nova forma de viver "mais leve" com mais qualidade de vida!
O trabalho e feito baseado numa releitura dos sistemas de crenças e valores familiares e a aceitação e o questionamento fazem parte do processo.
A Terapia Sistêmica entende que o ser humano vive em uma rede de relacionamentos, os quais  contribuem para a construção de sua identidade.
A medida que há possibilidade de reflexão e abertura para  transformação, muda-se a relação consigo mesmo e com o outro, possibilitando um novo significado de vida, um processo de cura de um sintoma e mudanças nas relações familiares.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails