Feliz o dia em que conheci a Telma e suas falas encantadoras... foi o canto da sereia aos meus ouvidos sedentos de conhecimentos e ao meu coração apaixonado pela psicologia e pelo ser humano - ser tão complexo!!!
Como estou no processo de construção do meu novo "ninho" terapeutico... é...estou montando um consultório MEU...meuzinho da silva... Divido aqui esse amor antigo, essa mágica escolha profissional que me traz tanta alegria, tantos questionamentos, tanto crescimento em cada leitura, em cada cliente, em cada detalhe de vida...
Assim que ele estiver prontinho posto fotos!!!!
ai ai ai... fotos...psicoterapia...psicofotógrafa...com um olhar sistêmico...que tal? tudo a ver...
oba...essa nova fase profissional promete!!!
A Terapia Familiar caracteriza-se por um processo construído pelo psicólogo (psicoterapeuta) e pela família.
Está indicada para situações em que se pretende uma mudança de funcionamento familiar (ainda que esta mudança não seja desejada de forma plena e consciente pela familia.)
Dessa maneira, normalmente, os pedidos de ajuda surgem na maioria dos casos sob uma enfoque individual, através de um elemento da família (muitas vezes uma criança ou adolescente) que expressa determinados sintomas ou "problemas".
Para a terapia familiar, o sintoma nunca é visto como pertencente a apenas um elemento da família, mas como uma denúncia do mal-estar da família no seu todo, manifestando-se este mal-estar num dos seus elementos. (Por exemplo, um adolescente que apresenta comportamento agressivo ou depressivo pode estar expressando conflitos familiares implicitos; ou uma criança com problemas de comportamento na escola pode estar manifestando dificuldades na relação com os pais ou familiares).
Acreditando nisso, pode não ser suficiente intervir apenas com o elemento identificado na familia e sim intervir com toda a família. Dessa forma a decisão de dar início a um processo individual ou familiar é partilhada pelo terapeuta com a família.
A terapia familiar acontece com uma sequência de sessões (normalmente semanais) que constituem grandes experiências emocionais para a família com o objetivo de encontrar (com o auxilio e olhar clínico do terapeuta) novas formas mais ajustadas de relacionamento e de funcionamento familiar.
É um processo de mudança compartilhado entre os membros da familia e o psicoterapeuta que busca a passagem para um nível mais complexo, mais inteiro, mais claro de interação, comunicação e funcionamento das relações entre os membros da familia.
O trabalho e feito baseado numa releitura dos sistemas de crenças e valores familiares e a aceitação e o questionamento fazem parte do processo.
A Terapia Sistêmica entende que o ser humano vive em uma rede de relacionamentos, os quais contribuem para a construção de sua identidade.
A medida que há possibilidade de reflexão e abertura para transformação, muda-se a relação consigo mesmo e com o outro, possibilitando um novo significado de vida, um processo de cura de um sintoma e mudanças nas relações familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário