quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ser mulher...

Volta e meia me pego pensando sobre o papel da MULHER...
muitas vezes já me perguntei: Porque nasci mulher? Me identifico tanto com o pensamento masculino, admiro a liberdade masculina, a força física, a beleza rústica e fácil...
Amo ser mãe de meninos... tão simples, mais fácil, mais prático... o homem tem a clareza de ir direto ao assunto, de buscar resolver os problemas, de ser doce e acolhedor mesmo sendo forte e objetivo...
Nós mulheres, ao meu ver, somos muito complicadas... queremos, mas queremos que os outros adivinhem caso contrário não tem graça... falamos muito e agimos muito pouco... gastamos muita energia e tempo tentando desvendar os pensamentos dos outros quando muitas vezes não temos claros nem os nossos pensamentos e sentimentos... muito dramáticas e pouco práticas...
Ok! é desabafo sim... Fomos criadas desta forma, com essas expectativas... e tudo isso me cansa!
O papel da mulher anda sobrecarregado... muita sensibilidade para muitas tarefas = sobrecarga!
Onde está escrito que devemos ser perfeitas? Lindas, magras, jovens? Fico me perguntando porque as mulheres solteiras querem tanto casar e as casadas queixam-se dos seus casamentos? Porque temos que ter filhos? e porque não ter? Temos realmente escolha em uma sociedade que sutilmente estimula o pensamento de que a mulher só se realiza plenamente na maternidade? Será verdade? Da eterna responsabilidade, das noites em claro, do simples fato de nunca mais priorizar-se em nada... ninguém fala... mãe sente culpa em queixar-se do filho, em priorizar o marido, o amor, ou a si mesma... Fico me perguntando porque? Deixar a "carreira profissional"em função dos filhos? Logo surge um comentário: Você vai se arrepender! Priorizar a "carreira profissional" ao invés dos filhos? Também irão comentar: Você vai se arrepender!...
Vejo atualmente o papel da mulher como a de uma equilibrista, em uma corda bamba, fazendo um esforço tremendo para que tudo esteja em seu lugar... e que lugar é esse?
Qual a saída?
Acredito que quanto mais em paz estivermos com as nossas reais escolhas mais acertadas estaremos em nosso caminho...
Beleza, feminilidade, sedução, sensibilidade não devem ser vistas como fraqueza e sim como força...
Para que perder tempo e energia com queixas e culpas... Todo dia é a possibilidade de um novo começo, novas escolhas, novas narrativas...
As escolhas mais acertadas são aquelas que nutrem alma e coração, deixam o peito mais leve, a respiração mais profunda, o corpo cheio de vida!

 

Lendo sobre os Celtas e já com todos estes questionamentos me peguei lendo sobre o papel da mulher na sociedade Celta, não sei o quanto disso é realmente real, mas para mim faz muito sentido atualmente.
 "O conceito celta da mulher se diferenciava do que tiveram os gregos e romanos. As funções que desempenhava rompiam padrões. A impressão geral que se obteve da mulher celta de antigamente, foi que ocupou um privilegiado lugar, se compararmos com outras mulheres de outras sociedades da época em que viveu. Sua importante função se desenvolveu em "pé de igualdade" com os homens, tanto de direito, quanto de dever.As mulheres celtas foram tão boas guerreiras quanto os homens, muito temidas por sua valentia e força, pois não eram vencidas fisicamente com facilidade. Muito embora a mulher celta fosse uma guerreira, ela se preocupava com a aparência. Trançava os cabelos, usava muitos adornos e até pequenos sinos em suas roupas para atrair a atenção do sexo oposto. Forte, mas feminina, pois sabia que era a única do gênero humano que podia dar vida. Sem descendência, não haveria família, nem clã, nem tribo. Com escassa descendência, sua tribo se tornaria menos numerosa, possuindo menos recursos, menos mãos para o cultivo e para guerra.
“As mulheres de origem Celta eram criadas tão livremente como os homens, A elas era dado o direito de escolherem seus parceiros e nunca poderiam ser forçadas a uma relação que não queriam. Eram ensinadas a trabalhar para que pudessem garantir seu sustento, bem como eram excelentes amantes, donas de casas e mães.
Os ensinamentos:
“Ama teu homem e o segue, mas somente se ambos representarem um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou: Amor, companheirismo e amizade.”

Jamais permita que algum homem a escravize: você nasceu livre para amar, e não para ser escrava.

Jamais permita que o seu coração sofra em nome do amor. Amar é um ato de felicidade, por que sofrer?

Jamais permita que seus olhos derramem lágrimas por alguém que nunca fará você sorrir!

Jamais permita que o uso de seu próprio corpo seja cerceado. Saiba que o corpo é a moradia do espírito, por que mantê-lo aprisionado?

Jamais se permita ficar horas esperando por alguém que nunca virá, mesmo tendo prometido!

Jamais permita que o seu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome você sequer sabe!

Jamais permita que o seu tempo seja desperdiçado com alguém que nunca terá tempo para você!

Jamais permita ouvir gritos em seus ouvidos. O Amor é o único que pode falar mais alto!

Jamais permita que paixões desenfreadas transportem você de um mundo real para outro que nunca existiu!

Jamais permita que os outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo!

Jamais acredite que alguém possa voltar quando nunca esteve presente!

Jamais permita que seu útero gere um filho que nunca terá um pai!

Jamais permita viver na dependência de um homem como se você tivesse nascido inválida!

Jamais se ponha linda e maravilhosa a fim de esperar por um homem que não tenha olhos para admirá-la!

Jamais permita que seus pés caminhem em direção a um homem que só vive fugindo de você!

Jamais permita que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar o brilho dos seus olhos, a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de você!

E, sobretudo, jamais permita que você mesma perca a dignidade de ser MULHER!!! “

(Autor desconhecido)

Tão lindo... tão feminino...

Meu desejo é de que toda mulher encontre seu caminho, sua realização, sua força interior... seja sozinha ou acompanhada, sendo mãe ou filha, guerreira ou feiticeira... sem culpas, sem cobranças, com amor, liberdade e segurança!
Aí sinceramente acho que ser homem vai ser ainda mais fácil... Rsrsrs...

 

2 comentários:

Les Amies Doces disse...

Oi Manuela,
Entrei hoje no seu blog e me deparei com esse belissímo texto. Fui lendo e concordando com cada palavra que escrevesse...adorei.
Abraços,Gisele

Michele C. disse...

Lindo... obrigada, amiga querida, pela sábia postagem. Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails