quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O que é e para que serve a Psicoterapia...



Escrevi este texto, anos atras, em um folder para divulgar meu trabalho, hoje reencontrei este texto e achei bem válido dividir aqui no blog...
Quando fala-se me Psicologia, quase todas as pessoas fazem alguma idéia do que se trata e logo fazem associações a Freud e seus estudos. A palavra Psicologia, surge da junção de dois termos gregos: psyche (mente, alma) e logos (ciência, conhecimento) e dedica-se ao estudo da mente, comportamentos, personalidade, etc. Seu objetivo principal é estudar, conhecer, buscar respostas, orientar pessoas que buscam conhecimento e apoio em suas dificuldades emocionais, buscando um equilíbrio entre razão e emoção.
Logo que nascemos nos vemos inseridos em sistemas (família, sociedade, escola...). Dentro destes aprendemos conceitos, valores, crenças e desenvolvemos determinados comportamenos que são esperados de nós. Desta maneira, muitas vezes, a nossa individualidade vai se perdendo ao longo de nosso desenvolvimento, ocasionando uma ruptura em nosso contato interior.
A Psicoterapia é uma modalidade da Psicologia Clínica que independente de sua orientação teórica, possui como principais objeivos levar o paciente ao autoconhecimento, autocrescimento, compreensão, entendimento e resolução de determinados problemas e seus sintomas. Através de técnicas, conversas, reflexões o psicólogo procura auxiliar seu cliente ao longo do precesso.
Alcançar o equilíbrio emocional, estar atento aos próprios sentimentos, compreender seus sintomas, avaliar narrativas, traz tranquilidade, proporciona mudanças, amplia possibilidades, permite o crescimento pessoal. O crescimento, a mudança, a transformação são processos presentes em nossa vida e a busca por um caminho saudável é uma escolha e um processo interno e individual.
O Psicólogo será seu companheiro e seu guia nessa caminhada em busca de uma melhor qualidade de vida!

Um comentário:

Claudia disse...

Manuela querida!
Belo texto, especial e super verdadeiro...a psicoterapia é um espelho de mão que faz a gente achar coisas que nem imaginava, dentro de nós...bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails